Trabalhadores da Serra Morena recebem mais uma parcela do acordo

sintracom

sintracomEm 22 de julho, mais de 200 trabalhadores da fábrica Móveis Serra Morena receberam mais uma parte das verbas e indenizações devidas pela empresa. O Sintracom Londrina – representado por seu presidente, Denilson Pestana da Costa, e pelo assessor jurídico Jorge Custódio – esteve na cidade de Uraí para fazer o pagamento aos trabalhadores.

Segundo Custódio, a Justiça liberou R$ 553 mil da venda de cinco propriedades de sócios da empresa para pagar a multa devida aos trabalhadores. “Esse valor cobre 55% da verba indenizatória. Agora, esperamos receber os 45% restantes até agosto de 2018, conforme acordado com a Justiça”, explicou.

O pagamento da multa para cada trabalhador ocorreu de forma proporcional de acordo com o valor das verbas rescisórias a que cada um tinha direito.

Histórico

Em 2012, 240 trabalhadores da fábrica Móveis Serra Morena, na cidade de Uraí, foram demitidos e, na época, as verbas rescisórias não estavam sendo pagas. Diante disso, o Sindicato, em defesa dos direitos da categoria, ingressou com medida cautelar e conquistou um acordo para pagamento dos trabalhadores envolvidos pela ação, em 15 parcelas.

No entanto mesmo com determinação judicial, a empresa só honrou com as quatro primeiras parcelas e descumpriu, mais uma vez, o pagamento da categoria.

Após o descumprimento das quatro parcelas, foi levado a leilão o único imóvel da empresa, localizado em Leópolis. Ele foi vendido há 3 anos atrás por R$ 600.000,00, em 30 parcelas, que foram repassadas aos trabalhadores mês a mês, tendo terminado no início deste ano.

Dessa forma, o Sintracom Londrina conseguiu um novo acordo na Justiça, incluindo multa equivalente a 100% do saldo devedor, para compensar o tempo em que os trabalhadores ficaram sem os valores a que tinham direito. Para garantir que o pagamento fosse realmente efetivado, cinco propriedades rurais dos donos da empresa foram penhoradas.