Trabalhador que conhece os riscos ergonômicos pode evitá-los

Redimencionar

RedimencionarOs trabalhadores da construção precisam de força para carregar peso e desenvolver demais atividades nas obras. Algumas vezes, porém, o funcionário acaba se esforçando demais e carregando peso acima da tolerância. Isso pode acarretar problemas na coluna e outras doenças ocupacionais.

Para prevenir essas enfermidades, existe uma ação, conhecida como ergonomia. Trata-se da adequação do ambiente de trabalho às necessidades de segurança do trabalhador, e não o contrário disso, como é comum. Isso significa que a empresa deve garantir boas condições de trabalho aos seus funcionários.

Em resumo, a ergonomia, prevista na Norma Reguladora (NR) 17 serve para avaliar os postos de trabalho, verificar se estão de acordo com as limitações dos trabalhadores e evitar as doenças ocupacionais. Os problemas desenvolvidos na utilização de força acima do limite, por exemplo, podem não surgir a curto prazo, mas aparecerão após alguns anos de trabalho.

O Anuário Estatístico da Previdência Social, divulgado em março deste ano, revelou que em um ano mais de 100 mil funcionários foram afastados porque apresentaram quadro de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e de doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (Dort). Portanto, entende-se que prevenir é a melhor solução.

Como o trabalhador pode se prevenir

A técnica em Segurança do Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina (Sintracom Londrina), Leonice Claro, lista alguns cuidados ergonômicos para evitar doenças ocupacionais:

– Manter a coluna em posição reta ao levantar pesos e segurar os objetos o mais próximo possível do corpo;

– Posicionar-se debaixo da carga ao carregá-la nos ombros ou nas costas;

– Utilizar calçados apropriados quando for depositar cargas muito pesadas no chão;

– Prestar muita atenção nos movimentos quando realizar atividades repetitivas, para evitar a LER.