Trabalhador pode receber extrato do FGTS por pelo celular

Cansou de esperar a correspondência bimestral para receber o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Agora ficou mais fácil ter acesso ao saldo e à movimentação da conta. Você sabia que é possível receber esses dados diretamente no celular?

A Caixa Econômica Federal disponibiliza para os trabalhadores um serviço de mensagem de texto para que eles possam ter acesso às movimentações, como saque, depósito e até mesmo o saldo atualizado com juros e correção monetária, sem precisar comparecer a uma agência.

O serviço de envio de mensagens via SMS mantém você informado sobre a regularidade dos depósitos do FGTS pelo seu empregador. Dessa forma, é possível acompanhar o benefício sem precisar comparecer a uma agência.

Mais de 10 milhões de pessoas já tinham aderido ao benefício até setembro de 2016. Para aderir, basta realizar seu cadastro no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/extrato-fgts) ou pelo telefone 0800 726 0207.

Segundo o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana, o serviço de mensagens facilita o dia a dia dos trabalhadores e contribui com a preservação do meio ambiente, reduzindo a utilização de papel. “O acompanhamento do FGTS é importante para saber se a empresa está cumprindo com a sua obrigação fazendo o depósito mensal, por isso facilitar essa consulta ajuda o trabalhador a fiscalizar a empresa”, explica.

É importante lembrar que, de acordo com o artigo 15 da Lei 8.036/1990, as empresas são obrigadas a realizar o depósito na conta bancária vinculada, até o dia 7 de cada mês, 8% do salário do funcionário, valor referente ao FGTS.

Você também pode optar por baixar o aplicativo FGTS Trabalhador – que está disponível gratuitamente para sistemas Android, Windows e IOS.

Pelo aplicativo, você tem acesso aos pontos de atendimento mais próximos, à situação da conta e pode, ainda, atualizar seu endereço. Outra vantagem do aplicativo é a possibilidade de acompanhar a conta FGTS a qualquer hora ou lugar, visualizando o extrato em PDF, que pode ser salvo no aparelho ou enviado por e-mail.

Caso o trabalhador perceba que a empresa não está depositando corretamente o valor do FGTS, devem procurar imediatamente o Sintracom Londrina para fazer a denúncia.