Sintracom Londrina realiza ações judiciais para garantir direitos dos trabalhadores

Assembleias Sintracom 3

Assembleias Sintracom 2Na última semana, a diretoria e a assessoria jurídica do Sintracom Londrina realizaram reuniões com os trabalhadores para debater ações judiciais que estão sendo movidas para garantir os direitos da categoria.

Na sexta-feira (2), ex-funcionários da empreiteira PG Mendes, que presta serviços para a construtora Favoreto, participaram de uma assembleia em Cornélio Procópio (PR) para discutir a proposta da empresa sobre o parcelamento das verbas rescisórias. Após dispensar os trabalhadores, a empreiteira não cumpriu com as suas obrigações e tentou negociar o pagamento em cinco parcelas.

Os trabalhadores fizeram uma contraproposta e fecharam o acordo em quatro parcelas, cujos termos serão assinados pelo sindicato hoje (6).

Acordo coletivo

Já no sábado (3), a reunião foi com trabalhadores da Eletro Lira Instalações Elétricas, que reivindicam o pagamento do adicional de periculosidade no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Esse adicional deixou de ser pago no último ACT e a empresa também atrasou o pagamento do vale-alimentação por um período.

O Sintracom Londrina está lutando para garantir que a empresa pague os funcionários e uma ação coletiva já foi aberta para o caso.

Denúncia obraFalta de registro

Ontem (5), trabalhadores procuraram o sindicato para denunciar o empreiteiro de uma obra que está sendo realizada em Jardim Columbia, na cidade de Londrina. De acordo com o assessor jurídico da entidade, Jorge Custódio, os funcionários não foram registrados e os pagamentos não foram realizados corretamente.

“Estamos trabalhando para garantir que em todos esses casos os trabalhadores recebam o que é deles por direito, impedindo que as empresas saiam impunes”, destacou Jorge.