Sintracom Londrina participa de ato unificado das centrais sindicais em 1º de maio

31698960_1403331506434835_7607561020332048384_o

Com adesão das sete principais centrais sindicais do Brasil, o ato unificado de Dia do Trabalhador foi uma manifestação histórica em que o Sintracom Londrina esteve presente representando a categoria. O evento aconteceu na Praça Santos Andrade, na região central de Curitiba, e reuniu mais de 20 mil pessoas unidas pelo futuro da classe trabalhadora no país.

Os trabalhadores e trabalhadoras presentes protestaram contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários promovida pelo presidente Michel Temer, a favor da valorização do salário mínimo e em repúdio à prisão política do ex-presidente Lula..

O movimento foi resultado da união das centrais sindicais Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, Intersindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Lideranças das entidades falaram aos trabalhadores presentes, defendendo a continuidade da resistência da classe e justiça para Lula.

O presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, defendeu que a iniciativa histórica de centralizar os trabalhadores e trabalhadoras em um único ato foi fundamental para mostrar às elites e ao atual governo a dimensão da união do povo. “A unidade é crucial no momento que estamos vivendo para chamar a atenção do Brasil e do mundo para esse projeto de governo, que só apresenta ônus para quem constrói esse país dia após dia”, afirma.

31870593_1403330623101590_588901326939750400_o

Além de mostrar a força do movimento sindical e o descontentamento da classe trabalhadora com a retirada em massa de direitos trabalhistas e previdenciários, o evento também contou com a presença de líderes políticos, como os pré-candidatos à presidência Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL); os senadores Lindberg Farias (PT), Vanessa Graziotinn (PCdoB) e Roberto Requião (MDB); e os deputados Paulo Pimenta (PT) e Jandira Feghali (PCdoB).

Atrações musicais comprometidas com a defesa da democracia e dos direitos populares também participaram do evento. Se apresentaram Ana Cañas, o rapper Flávio Renegado e Beth Carvalho – que, por sua vez, cantou para o público um samba que escreveu para Lula. Os artistas aproveitaram o momento para pedir a libertação de Lula e o combate aos retrocessos promovidos pelo governo Temer. A atriz Lucélia Santos também fez um discurso.

Para conferir mais fotos clique aqui.