Senador Paulo Paim fala sobre portaria do trabalho escravo no programa Sua Vez, Sua Voz

imagem_materia

imagem_materiaEm 19 de outubro, o programa de rádio Sua Vez, Sua Voz, do Sintracom Londrina, teve a participação do senador Paulo Paim (PT-RS) para falar sobre a portaria do Ministério do Trabalho (MTb) que dificulta a fiscalização do trabalho escravo. O documento foi pulicado no Diário Oficial da União em 16 de outubro e altera o conceito de trabalho escravo no Brasil, praticamente impedindo a fiscalização.

De acordo com o senador, a portaria está ferindo os direitos humanos, a Constituição Federal e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. “Essa medida está tendo repercussão internacional e a pressão popular é essencial para que possamos barrá-la no Congresso Nacional”, afirmou.

Paim utilizou o exemplo do decreto 9.159/2017, que extinguiria a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) e permitiria a exploração da área por mineradoras e foi revogado pelo governo após a indignação da sociedade.

Na última terça-feira (24), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu uma liminar para suspender a portaria até que seja julgado o mérito da ação, o que ainda não tem data marcada para acontecer.

O programa Sua Vez, Sua Voz, conduzido pela diretoria do Sintracom Londrina, proporciona informação e conteúdo de qualidade aos trabalhadores desde 2006 e vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira das 18h às 19h, na Rádio Brasil Sul (AM 1290).

Imagem: Agência Senado