Seminário discute Reforma Trabalhista e estratégias para os sindicatos enfrentarem a transição

20170829_NCST_R-72

20170829_NCST_R-72Entre 29 de agosto e 1º de setembro foi realizado pela Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST-PR) o seminário A CLT Pós-Temer e suas Consequências Jurídicas e Sindicais. Palestrantes do evento abordaram as mudanças decorrentes da Reforma Trabalhista e foram discutidas estratégias para as entidades sindicais enfrentarem os impactos negativos da nova legislação.

O presidente do Sintracom Londrina e da NCST-PR, Denilson Pestana da Costa, esteve presente no evento e destacou a oportunidade de diálogo entre os dirigentes sindicais que participaram do seminário. “Debatemos estratégias para que possamos lidar com as alterações da Reforma e dar continuidade às atividades do sindicato da melhor maneira possível. Informação é essencial nesse processo”, afirmou.

O evento teve diversas palestras com temas relacionados ao custeio sindical, às negociações coletivas e à advocacia trabalhista e também aconteceu o debate de questões gerais da Reforma, apontando os artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que serão alterados a partir de novembro. Importantes nomes do direito, da magistratura e do mundo do trabalho marcaram presença.

20170829_NCST_R-10Além das palestras, houve a organização de grupos de discussão para o aprofundamento dos assuntos abordados, com o objetivo de estimular a troca de ideias entre os participantes. Foram lançados os livros Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional, de Sandro Lunard Nicoladeli, assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), e A Greve no Direito Brasileiro, de Raimundo Simão de Melo, procurador regional do trabalho aposentado de São Paulo e consultor jurídico.

Participaram cerca de 180 dirigentes sindicais, assessores e advogados, representando 92 entidades. Todos receberam uma cartilha com os principais conteúdos discutidos na ocasião, para que possa servir de apoio aos sindicatos no momento de preparação para o enfrentamento das mudanças que ocorrerão na legislação trabalhista.