Primeiro ano do governo Temer teve piores números de infraestrutura da década

shutterstock_787890571Em maio desse ano, com o golpe que levou ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, Michel Temer assumiu o cargo interinamente e logo implantou sua agenda de interesses catastrófica.

O levantamento do IBGE considera o valor de todas as obras de infraestrutura feitas no país naquele período. A cifra atingida foi de R$ 99,2 bilhões, uma queda de 22,1% em relação a 2015 e o pior número da década.

O PAIC comprova que os resultados da construção de edifícios e serviços relacionados também não foram animadores em 2016. O faturamento nessa área foi de R$ 318,7 bilhões – R$ 126,2 bilhões a menos em relação a 2014.

O impacto dos índices no dia a dia do trabalhador

Para o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, embora os números sejam importantes para expressar o que o governo Temer simboliza para o desenvolvimento no país, o mais preocupante é o que isso significa na prática para os trabalhadores da construção civil.

“A tradução desses números é clara: houve uma redução gigantesca na quantidade de obras em curso no país durante o primeiro ano de Michel Temer no poder. Com isso, há menos postos de trabalho para a categoria, muitas vezes com salários reduzidos e condições precárias. É mais um ônus para nós, que já estamos sofrendo com todos os retrocessos na legislação trabalhista e ameaças à Previdência”, explica Denilson.

Entre 2014 e 2016, exatamente 601 empresas fecharam as portas no setor, gerando o corte de 880 mil vagas de emprego. A média mensal dos salários para o segmento caiu 5% no mesmo período.

“Isso mostra a importância de continuarmos nos posicionando e lutando contra o projeto de país que está sendo construído pelo governo Temer. O Sintracom Londrina segue firme na resistência em favor da categoria e dos direitos da classe trabalhadora como um todo. Se mobilizar não é uma opção, mas uma necessidade”, defende Denilson.