Movimento Abril Verde: reflexões e ações para melhorar a segurança no trabalho

1490976719415-abril

1490976719415-abril (2)

Você sabe quantas pessoas por dia, no mundo, são feridas durante o trabalho? 861 mil! E dentro desse quadro alarmante, o Brasil é o 4º país com maiores índices de acidentes de trabalho.

Para melhorar esse cenário, foi criado o Movimento Abril Verde.

Chamamos de movimento porque ele é mais do que uma campanha. O Abril Verde tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para a ocorrência de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo, realizando ações que promovam a reflexão e uma nova postura em prol de mais segurança e saúde para os trabalhadores, por exemplo:

• Redução dos números de acidentes de trabalho;
  • Debate sobre as responsabilidades de empresas e governos;
  • Avaliação dos riscos;
  • Avaliação do comportamento das pessoas dentro e fora do trabalho;
  • Promoção da qualidade de vida no trabalho;
  • Estabelecimento de uma cultura de prevenção.

Apesar de ter ações concentradas em abril, o movimento foi pensado para durar o ano todo. O mês foi escolhido como um marco, assim como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa ou o Novembro Azul. Abril também acolhe o dia 7 como Dia Mundial da Saúde e o dia 28 como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Várias atividades do movimento vão ocorrer durante o mês e você pode conscientizar os colegas, a sua família e todas as pessoas que puder atingir.

Quanto mais pessoas engajadas no Movimento Abril Verde, maior será o impacto na proteção das vidas dos trabalhadores.