Entidades farão ato contra vereador que chamou trabalhadores de “vagabundos”

Ato Sintracom Londrina

Ato Sintracom LondrinaO Sintracom Londrina, em conjunto com o Coletivo de Sindicatos de Londrina, trabalhadores, lideranças comunitárias, religiosas e de movimentos sociais da cidade, mobiliza um ato na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (4), às 13h, em repúdio às declarações do vereador Filipe Barros (PRB). O parlamentar postou em sua página no Facebook um vídeo em que chama os trabalhadores de “cambada de vagabundos”.

A declaração foi divulgada no dia da greve geral, 28 de abril, que reuniu cerca de 20 mil pessoas em um ato na cidade, contra as reformas trabalhista e previdenciária do presidente Michel Temer (PMDB). “O negócio é bullying em grevista”, disse o vereador – em meio a risos. A gravação foi feita dentro de um carro, por uma pessoa sentada no banco do carona, enquanto o próprio vereador dirigia. Em seguida, ele afirma que cometeria violência contra os manifestantes, caso estivessem em frente ao seu estabelecimento: “Se faz isso na frente da minha loja, eu desço o porrete em todo mundo”.

Durante o ato, será formalizada uma denúncia na Comissão de Ética da Câmara. Como símbolo da indignação diante das declarações do vereador.

Histórico de desrespeito

O vereador responde a uma ação no Ministério Público por discriminação religiosa e injúria racial, e também já foi investigado por compra de votos. Em seu perfil em uma rede social, o parlamentar expressa apoio a posições do grupo de extrema direita Movimento Brasil Livre (MBL) e ao teórico da mesma corrente, Olavo de Carvalho.

Segundo as prerrogativas do Código de Ética e Decoro da Câmara dos Vereadores de Londrina, os parlamentares devem tratar os cidadãos com respeito, além de garantir o cumprimento das leis previstas na Constituição Federal. O direito à greve e à manifestação está previsto na Constituição brasileira.

Clique aqui para acessar o evento no Facebook.