Notícias Sindicais

Empresas aumentam assédio moral por causa da crise econômica

A crise econômica e política que o Brasil atravessa tem gerado outra consequência: o aumento de casos de assédio moral no ambiente de trabalho. É isso o que aponta a pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) que identificou um aumento de 47% nos casos de assédio moral em 2015 em São Paulo, quando a crise no país começou a se agravar.

Segundo a Lei 12.250/2006, são consideradas práticas de assédio moral todo gesto ou conduta que submeta pessoas a situações humilhantes, de maneira coletiva ou individual, realizadas de forma repetitiva. Por meio de condutas violentas, constrangimentos e perseguições, tanto empregadores quanto superiores ou colegas de trabalho passaram a cobrar mais dos demais trabalhadores em busca de resultados que possam melhorar a situação da empresa e aliviar os efeitos da crise.

Para o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana, a crise faz com que os patrões pressionem os trabalhadores a produzir mais, muitas vezes ameaçando demitir funcionários e criando um clima de tensão e medo entre os empregados. “O assédio moral deve ser denunciado, porque essa prática já se tornou comum nas empresas e prejudica inclusive a saúde mental dos trabalhadores. A culpa da crise não pode recair sobre os funcionários”, destaca.

Identificar e denunciar

Especialistas demonstram que, em um primeiro momento, o assédio moral provoca um aumento na produtividade pelo medo de perder o emprego ou ser advertido pelo empregador. Mas, em seguida, o efeito é contrário, em função dos desgastes e dos danos psicológicos e físicos que o assédio provoca.

Por isso, se você estiver sendo vítima de assédio moral no local onde trabalha deve entrar em contato com o Sintracom Londrina, para relatar o caso e obter todo apoio e orientação necessários.

Fonte: Sintracom Londrina

Posts Relacionados

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register