Diretoria do Sintracom Londrina visita canteiros de obras para debater convenção coletiva

Ao longo das últimas semanas, os diretores do Sintracom Londrina têm visitado trabalhadores diretamente em seus locais de trabalho para conversar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o segmento. Os encontros em canteiros de obra acontecem em três turnos – durante a manhã, durante a hora do almoço e ao final do dia – e repassam informações sobre a negociação para a categoria.

As diretrizes que estão sendo debatidas dizem respeito a direitos trabalhistas e dinâmicas de trabalho dentro do setor de construção civil na região, incluindo questões como benefícios e reajuste salarial. Durante as conversas, os diretores do sindicato compartilham e debatem as reivindicações que estão sendo feitas durante as negociações e as propostas elaboradas pelos patrões para o acordo.

Para o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, essa é uma forma de incluir no debate os trabalhadores que não podem se locomover até a sede da entidade para assembleias e reuniões.

“Essa é uma decisão importante que afeta toda a categoria. Para que possamos construir a Convenção de forma democrática e inclusiva, é fundamental fazermos essas visitas aos canteiros de obra e conversarmos com todos que serão contemplados pelas normativas que serão acordadas com os patrões”, explica Denilson.

Entenda a CCT

A CCT é um acordo entre entidades sindicais. É firmado pelo sindicato que representa os trabalhadores e o que representa os patrões.

No texto, devem estar previstas normas que regem a relação de trabalho, incluindo acordos sobre questões financeiras, de segurança e de saúde.

Para ter acesso a outras CCTs acordadas pelo Sintracom Londrina, clique aqui.