Notícias Sindicais

Dia Mundial de Combate à AIDS conscientiza população sobre a prevenção da doença

sintracom_dia-combate-aids_01

sintracom_dia-combate-aids_01Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e esclarecer questões sobre o assunto, evitando a discriminação dos portadores do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) na sociedade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1,8 milhão de pessoas foram infectadas pelo HIV em 2016 em todo o mundo, uma redução de 39% em relação ao final dos anos 90, pico da epidemia.

A infecção pelo HIV pode não desencadear a AIDS, mas todos os soropositivos têm direitos assegurados por lei, como o acesso gratuito ao tratamento pela rede pública de saúde e o sigilo nos resultados dos exames. Além disso, práticas discriminatórias que visam restringir a participação do portador de HIV em atividades coletivas, empregos ou escolas também estão passíveis de punição, conforme a Lei 12.984/2014.

Segundo o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, mesmo com os avanços no tratamento da AIDS, a prevenção ainda é o melhor caminho. “Muitas pessoas abrem mão dos cuidados, pois acreditam que não há mais risco ou que conviver com a doença não é mais algo tão sério como costumávamos ver nas décadas de 80 e 90. Essa ideia está equivocada e devemos conscientizar a sociedade sobre esse risco e a necessidade de prevenir a AIDS”, destacou.

Fonte: Sintracom Londrina

Posts Relacionados

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register