Deixe os ratos nos desenhos animados, não no seu alojamento

sintracom_legislacao-35_01

sintracom_legislacao-35_01Nos desenhos animados, os ratos são personagens divertidos e sociáveis. É o caso das animações do Mickey Mouse, do Tom e Jerry e até a mais recente, do Ratatouille – um ratinho francês que adora cozinhar!

Mas na vida real esses animais não têm graça nenhuma. Pelo contrário. Eles são responsáveis por transmitir diversas doenças, pois vivem em contato com lixo e esgoto. Agora, imagina dormir em um local infestado de ratos?

Infelizmente, para muitos trabalhadores, essa é uma realidade. Na construção civil, quando os empregados vêm de outra cidade, frequentemente ficam em alojamentos oferecidos pela empresa. Muitas vezes, esses locais possuem uma estrutura precária, com péssimas condições de higiene e, como consequência, muitos ratos e baratas.

Se você está nessa situação, não ache que é normal! De acordo com a legislação trabalhista, é obrigação da empresa que oferece alojamentos ao trabalhador garantir uma estrutura limpa, em bom estado de conservação e de segurança e que não comprometa a integridade física e moral do empregado.

“Alguns trabalhadores deixam sua casa, sua família e sua cidade para aproveitar uma oportunidade de emprego em outro local. Muitas vezes só com a roupa do corpo e uma pequena mochila, esses trabalhadores acabam se sujeitando a situações degradantes para garantir o seu sustento”, conta o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa.

“Porém a necessidade de trabalhar não deve amedrontar o trabalhador e o impedir de procurar seus direitos. Um alojamento sujo, sem local apropriado para dormir, com fiação exposta e várias pessoas amontoadas em um único cômodo não é aceitável”, completa o presidente.

Caso o trabalhador esteja em situações semelhantes a essas, deve procurar o Sintracom Londrina para fazer uma denúncia, que pode ser anônima, para que o Sindicato possa requerer os direitos do trabalhador junto à Justiça.