Notícias Sindicais

Ciclo de palestras do Movimento Abril Verde em Londrina orienta trabalhadores sobre saúde e segurança laboral

diretoria do sintracom no evento abril verde no senai

diretoria do sintracom no evento abril verde no senai

Foi realizado, na manhã da última sexta-feira (20), o 5º Evento Alusivo ao Movimento Abril Verde em Londrina. O encontro contou com a presença de várias autoridades e lideranças, que abordaram a importância de medidas para preservar a saúde do trabalhador e a segurança no ambiente de trabalho. Organizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná (Sintespar), o ciclo de palestras contou com apoio institucional do Sintracom Londrina.

A abertura do evento, realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Londrina, ficou à cargo de Gláucio Araújo de Oliveira, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e doutor em direito do trabalho e mercantil.

Ao longo da tarde, os trabalhadores que compareceram puderam ouvir palestras de vários especialistas dos ramos jurídico e da saúde. Elver Andrade Moronte, perito em medicina do trabalho no MPT-PR, falou sobre os avanços e retrocessos da relação entre saúde e trabalho no Brasil.

Já o jurista Heiler Ivens Natali falou sobre o impacto da Reforma Trabalhista na qualidade da saúde do trabalhador brasileiro. O evento também contou com as participações de Cristiane Queiroz, pesquisadora em saúde do trabalho na Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), e do advogado Gervazio de Martin, que trouxe informações sobre doenças ocupacionais.

O presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, lembra que esse tipo de evento é fundamental para que os trabalhadores saibam como prevenir problemas de saúde causados pelo trabalho e o que fazer caso eles aconteçam. “A informação é a melhor forma de evitar problemas de saúde futuros e se proteger de eventuais injustiças quando o tema é acidentes de trabalho”, afirma.

Movimento Abril Verde

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa popular que visa dar visibilidade aos problemas de saúde e segurança do trabalho no Brasil e informar os trabalhadores sobre seus direitos e possibilidades de prevenção quanto a acidentes e doenças laborais.

Abril foi o mês escolhido por conta de uma data de conscientização que já existe no calendário: 28/4, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesse mesmo dia, em 1969, houve uma explosão numa mina de Farmington, pequena cidade dos Estados Unidos. O incidente causou a morte de 78 trabalhadores.

Já a cor verde foi selecionada para simbolizar o movimento, porque um de seus significados é, justamente, a saúde.

O 5º Evento Alusivo ao Movimento Abril Verde em Londrina é um dos muitos braços do movimento, que organiza atividades em todo o estado até o final do mês.

Fonte: Sintracom Londrina

 

Posts Relacionados

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register