Notícias Sindicais

Campanha Novembro Azul conscientiza população masculina sobre o câncer de próstata

shutterstock_740696242

shutterstock_740696242A campanha Novembro Azul acontece em todo o mundo com ações que visam conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. O principal objetivo é combater o câncer de próstata por meio do diagnóstico precoce e de exames preventivos. A doença mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Quando descoberto no início, esse tipo de câncer tem 90% de chances de cura. Isso só é possível quando o paciente realiza acompanhamento anual com um urologista, juntamente com os exames de toque e de sangue.

Segundo o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa, os homens devem estar atentos à sua saúde e adquirir o hábito de realizar consultas periodicamente para diagnosticar e prevenir doenças. “Sabemos que o preconceito em relação aos exames preventivos do câncer de próstata é um grande obstáculo. Devemos falar mais sobre isso e conscientizar todos sobre a importância de ter hábitos saudáveis para evitar essa e outras enfermidades”, ressalta.

Apesar de não ter uma única causa, o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com alguns fatores, como tabagismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, idade (homens acima de 50 anos têm mais chances de ter a doença) e hereditariedade, ou seja, se houver histórico de câncer na família o risco aumenta.

Fonte: Sintracom Londrina

Posts Relacionados

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register