Notícias Sindicais

Ambiente de trabalho não é local para consumo de bebidas alcóolicas

sintracom_legislacao-38_01

sintracom_legislacao-38_01Ir trabalhar após ingerir bebidas alcoólicas ou se embriagar no trabalho durante o expediente pode gerar demissão por justa causa.

“O ambiente de trabalho não é um local adequado para ingerir álcool. O trabalhador deve estar disposto e ser capaz de realizar as suas tarefas da melhor forma possível. É uma via de duas mãos, da honestidade do patrão de pagar o trabalhador, e do empregado, de realizar as atividades com segurança e corretamente”, argumenta o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa.

Além de gerar demissão por justa causa, a embriaguez durante o horário de trabalho pode colocar o trabalhador embriagado e os demais envolvidos em risco, uma vez que o consumo de álcool causa sonolência, dor de cabeça, alteração na visão e na audição, perda de reflexos, falta de atenção e falha na coordenação motora.

Por isso, a combinação de álcool e trabalho, principalmente na construção civil, pode causar graves acidentes e gerar riscos a outras pessoas. Isso porque as atividades nessa área envolvem grandes alturas, equipamentos cortantes e máquinas pesadas. Qualquer erro pode ser fatal.

Por isso, uma boa noite de sono é essencial, assim como não consumir bebidas alcóolicas antes ou durante o expediente.

Com isso, o trabalhador garante seu emprego e não corre o risco de ser demitido por justa causa.

“O álcool deixa a pessoa mais confiante. Isso é extremamente perigoso na construção civil, onde os trabalhadores precisam ser cautelosos e cuidados. Não há espaço para brincadeiras. Além disso, ingerir bebidas alcóolicas também pode ocasionar brigas, desentendimentos e agressões. Portanto, o melhor que o trabalhador tem a fazer, é deixar a cerveja para o final de semana”, completa o presidente Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa.

Fonte: Sintracom Londrina

Posts Relacionados

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register